A maneira mais rápida que um patógeno pode espalhar doenças em uma fazenda e afeta a maioria de seu estoque é através da água potável. A água potável contaminada pode pesar sobre o sistema imunológico dos porcos e causar sofrimento e doenças devido à constante exposição a esta alta taxa de infecção. Salmonella, bactéria E coli, Streptococcus, oocistos (coccidiose) etc. podem ser transportados facilmente para cada caneta e cada mamilo ou bacia onde eles eventualmente são consumidos por um animal com sede.
A implementação de um plano sólido de higiene em uma fazenda de suínos por meio de manejo, limpeza e desinfecção pode ser em vão quando a água potável foi esquecida ou não foi incluída em seu plano de higiene.
Os maiores problemas ocorrem quando a canalização da linha de bebida contém um biofilme. Dentro deste biofilme, os patógenos nocivos são protegidos e podem se multiplicar. Quanto mais depósito mineral, como ferro, manganês, cálcio, etc., está presente - devido à dureza da água, por exemplo -, é mais fácil para a matéria orgânica, incluindo as bactérias, fixar-se na borda interna do tubo de bebida..